quinta-feira, 28 de abril de 2011

Abertura do Jubileu Clariano e Semana Santa




No dia 16 de abril, em que celebramos a Profissão de Nosso Pai São Francisco, houve renovação individual dos Santos Votos, durante a vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento, em preparação para o início do Jubileu de 800 anos da Ordem de Santa Clara.
A 17 de abril tivemos a Santa Missa dos Ramos presidida pelo Frei Arcângelo, OFM. Inicialmente no pátio externo do Mosteiro com a bênção e procissão dos Ramos, seguindo até a Capela, dando continuidade à cerimônia.
O Dr. Onir Perez, Ministro da Palavra e benfeitor de nosso Mosteiro, ao final da Santa Missa proferiu o discurso referindo-se ao início do Ano Jubilar Clariano e dos 25 anos da chegada de nossas Irmãs Fundadoras, enfatizando a importância da presença do nosso Mosteiro na Baixada Fluminense.
Ao café da manhã, prestamos afetuosa homenagem às nossas Irmãs Fundadoras, com o canto da saudação, o oferecimento do Ramalhete Espiritual e, como não podia faltar, o bolo partilhado.
Após as Completas, diante do Santíssimo solenemente exposto, realizamos comunitariamente a celebração do início do Ano Jubilar, segundo o subsídio preparado pela FFB, ao qual fizemos algumas adaptações. Nos unimos assim a toda a Família Franciscana neste evento tão singular dos 800 anos da Fundação de nossa Ordem.
Na Segunda-Feira Santa, nosso Bispo Dom Luciano Presidiu à Santa Missa, concelebrada pelo nosso Assistente, Frei José Pereira,OFM e pelo Sacerdote Diocesano, Pe. Leandro. A seguir, participamos da Ceia Pascal Judaica, conforme o subsídio elaborado pelo Biblista Francisco Orofino, a nós oferecido pelo nosso Bispo.
Quinta-Feira Santa tivemos a oportunidade de comemorar o início do Ano Jubilar Clariano e os 25 anos da chegada das Irmãs Fundadoras contando com a fraternal presença de membros da OFM, OFS e JUFRA de Nilópolis.
Márcio Bernardo (secretário fraterno regional da JUFRA-SE2) e Rafael Sant’Anna (secretário de finanças regional da JUFRA-SE2), Jefferson Machado (ministro local da OFS) e João Lellis (vice-ministro local da OFS) da igreja de Nossa Senhora Aparecida – Nilópolis, se uniram aos frades (OFM) Diego Melo, Jit Manuel Castillo (visitante da República Dominicana) e Douglas Paulo Machado.
Neste convívio bem fraterno, nossos Irmãos nos cantaram duas músicas com o tema de Santa Clara. Tivemos a oportunidade de partilhar as dificuldades e as alegrias da caminhada e enfatizarmos a estreita relação entre a 1ª e 3ª Ordem com as Irmãs Clarissas.
Foi lembrada também a grande contribuição de Dom Adriano Hipólito, falecido em 1996, fundador de nosso Mosteiro, que rezou 16 anos para ter um Mosteiro de Vida Contemplativa em sua Diocese.
Com a Bênção da mãe Santa Clara, fechamos com chave de ouro este belo e fraternal convívio.
A Santa-Missa do Lava-Pés contou com grande número de fiéis e ficamos felizes pela participação fervorosa durante a Adoração Eucarística que se seguiu.
Às 3 horas da tarde da Sexta-Feira santa teve início a Via Sacra seguida da Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, presidida por Frei Arcângelo, OFM. Tivemos boa quantidade de fiéis, além de membros de congregações franciscanas. Mais uma vez, recordamos o amor apaixonado de nossos Seráficos Pais pelo Cristo Pobre, Humilde e Crucificado.
No Sábado Sábado, a solene Vigília Pascal com a Liturgia do Fogo, da Palavra, da Água, e a Eucaristia, teve seu início às 20 horas, também presidida por Frei Arcângelo, contando com boa participação dos fiéis.
Especialmente para esta Celebração, foi preparado o Círio Pascal com o Crucificado de São Damião, de modo a dar ênfase ao Jubileu Clariano que estamos celebrando. Os fiéis captaram bem o simbolismo.
No Domingo de Páscoa, tivemos a Santa Missa às 9h30min, presidida por Frei Arcângelo. A numerosa assembléia reunida foi informada da grande graça da Indulgência Plenária para o Ano Jubilar Clariano e Frei Arcângelo fez questão de rezarmos todos juntos as orações prescritas pela Santa Igreja. Interessante que estávamos sem energia elétrica durante a Santa Missa. No momento em que todos estavam rezar o Pai Nosso, as luzes se acenderam e acolhemos aquilo como um momento de pura graça!
Assim iniciamos, com grande alegria, as comemorações do Ano Jubilar Clariano em nosso Mosteiro de Santa Clara – Nova Iguaçu.
Em louvor de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário