sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Conclusão da Novena de Santa Clara

No dia 10 de Agosto, em que celebramos a festa do diácono e mártir São Lourenço, celebramos o último dia da Novena em honra de Nossa Mãe Santa Clara. O tema do dia foi: "Com Clara, reviver o perdão de Assis" e como símbolo tivemos "a Cruz de São Damião".
A Santa Missa teve seu início pelas 16 horas, sendo presidida pelo Sacerdote Diocesano, o Padre Jorge Paim.
A Novena foi bem participada pelos fiéis e o Padre Jorge incentivou a partilha, de modo que o tema foi muito bem desenvolvido e meditado.
Com a bênção da Mãe Santa Clara e a veneração de sua Relíquia, concluiu-se a Santa Missa, seguindo-se a meditação dos Mistérios Dolorosos do Santo Rosário.
Ao final da oração do Santo Terço, foram distribuídas lembrancinhas aos fiéis que participaram da Novena e todos foram convidados a participar conosco das cerimônias de 11 de agosto.
A Comunidade entoou, a seguir, o Ofício das I Vésperas da  Mãe Santa Clara, iniciando assim as cerimônias de tão grande solenidade.

Segue abaixo a oração realizada em todos os dias da Novena de Santa Clara:


"Ó Altíssimo Pai celestial, por vossa misericórdia e graça, iluminastes vossa serva Clara de Assis, com o esplendor do Cristo Ressuscitado, seu amado esposo, a fim de que, por uma vida vivida no amor, brilhasse como luz para os irmãos e irmãs de ontem e de hoje.
Ouvindo o vosso chamado, seguindo o exemplo de Francisco, Clara trocou a nobreza pela pobreza e, na penitência em São Damião, com jovial alegria, viveu no silêncio, na contemplação e na fraterna comunhão.
Bendito sejais, Altíssimo Pai, pelas mulheres e homens, que nestes oitocentos anos abraçaram o ideal de vida de Santa Clara e de São Francisco. Por seu testemunho, iluminaram os caminhos da missão e da paz, radiantes de alegria e de esperança.
Concedei Senhor, à Família Franciscana do Brasil, seguir o caminho da simplicidade, da humildade fraterna, da pobreza numa vida honesta e santa, alimentada pelo pão da Palavra e da Eucaristia, solidária com os pobres e excluídos.
Iluminados pela luz do vosso Espírito que, em Clara de Assis, brilhou como o sol, jamais percamos de vista o ponto de partida, da íntima unidade com Jesus Cristo, o irmão e pobre do presépio e da Eucaristia. Amém"

 Em louvor de Cristo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário