sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Solenidade de Santa Clara de Assis






No dia 11 de agosto, teve início às 10 horas a solene Concelebração Eucarística em honra de Santa Clara de Assis.
O Bispo de Valença, Dom Elias, OFMConv foi o presidente da Celebração. Além de nosso Bispo Dom Luciano, CRL, Dom Ubiratan, OFMCap, Bispo de Itaguaí, também  se fez presente.
O Assistente Nacional das Clarissas do Brasil, Frei Raimundo de Castro, OFM, o nosso Assistente local, Frei José Pereira, OFM, assim como nosso primeiro confessor, Frei Atamil Vicente, OFM, concelebraram juntamente com um grande número de Sacerdotes e contando com a presença de diversos diáconos, seminaristas e acólitos, de nossa amada Diocese.
A Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, também participou da Santa Missa juntamente com grande número de fiéis e devotos, nossos estimados amigos e benfeitores.
Dom Elias cativou a assembleia com sua homilia focando a vida e missão de Santa Clara, convidando a todos a "não perder de vista as motivações do início".
O momento do ofertório foi enriquecido com símbolos bem significativos na vida de Santa Clara como a Vela acesa, o Crucifixo e São Damião e a sua Regra de Vida.
Ao final da Celebração houve uma bonita apresentação dos jovens da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, encenando a conversão de Clara de Assis.
Houve, a seguir, a bênção dos pães de Santa Clara que foram distribuídos entre os fiéis.
Dom Elias proferiu a bênção final com a Relíquia de Santa Clara, que permaneceu sobre o Altar para a veneração dos fiéis.
Às 16 horas tivemos novamente Celebração Eucarística, desta vez contando com a celebração do Trânsito de Santa Clara, sendo presidida pelo Sacerdote Diocesano, Padre Ricardo Nunes.
Numerosos fiéis se fizeram presentes, nomeadamente a fraternidade da OFS do Convento de Santo Antônio, do Rio, que a cada ano vem participar conosco do Trânsito de nossa Seráfica Mãe.

A cerimônia do Trânsito foi realmente cativante. Destacamos o momento em que se apagaram as luzes e o Sacerdote convidou a todos para rezarem juntamente com ele 5 Pai-Nossos e Ave-Marias, com os olhos fixos no Crucifixo, meditando a passagem de Clara para a vida eterna, ela que fora fiel seguidora do Cristo pobre, humilde e crucificado.
Os jovens da Paróquia de Nossa Senhora das Graças fizeram uma bonita encenação, focando os últimos momentos de Clara e seu feliz Trânsito.
Como na Missa da manhã, ocorreu ao final da celebração a bênção e distribuição dos pães, e a veneração da Relíquia de Santa Clara.
Após a celebração houve um convívio bem fraterno no locutório.
Concluímos assim, com grande alegria, as cerimônias do Jubileu Clariano - 800 anos de consagração de nossa mãe e fundadora Santa Clara de Assis.


Mais Fotos:












Em louvor de Cristo. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário