terça-feira, 13 de agosto de 2024

Solenidade Santa Clara de Assis


"Agradeço ao Doador da graça, do qual cremos que procedem toda dádiva boa e todo dom perfeito". -Santa Clara de Assis

Desejamos partilhar um pouco da nossa alegria em celebrar a grande Solenidade de nossa mãe e fundadora Santa Clara de Assis
deste dia domingo, 11/08.
Unidas com toda família franciscana em especial com a ordem 2º das damas pobres (CLARISSAS)
A Santa Missa foi presidida pelo S. Ex.ª Rev. ma Dom Gilson Andrade nosso querido bispo Às 10hs que com tão bela homilia deixou a muitos emocionados, inclusive a nós, ressaltando bem sobre a "clareza" a partir do exemplo de Santa Clara. Clareza da vocação, Clareza para as coisas, clareza de coração etc. Diz mais: A CLAREZA DA SUA VOCAÇÃO É AQUELA DE SEGUIR OS PASSOS DE CRISTO, VIVENDO SEM NADA DE PRÓPIO, PARA ESTAR UNIDA AO AMOR CRUCIFICADO, ESPOSO DA IGREJA E DA ALMA.
E para encerrar: Que Santa Clara interceda por nós para que no lugar onde estamos saibamos chamados por Deus para ali sermos essa "plantinha" que Deus quer regar e fazer crescer para dar frutos para o reino dos céus.
"Não haveria pescadores de homens se não existissem silenciosos tecelões de redes"
As 18hs tivemos a Santa Missa com o Trânsito de Santa Clara que na hora de sua morte, com confiança, diz: "Vai segura minha alma, porque tens um bom Guia para conduzir-te. Vai tranquila, porque Aquele que te criou, te santificou e te ama com amor enternecido de uma mãe por seu filhinho querido. E Vós Senhor, Sede Bendito porque me criastes."


Contamos nesta celebração com a presença de nossos queridos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Frei Gilberto da Silva OFM, foi o presidente da celebração; Frei Almir Ribeiro, OFM e Frei Douglas Machado, OFM celebraram conjuntamente.

Agradecemos a participação presencial e orante de todos.

Santa Clara, rogai por nós! Paz e bem!
















 

Comunicado!!


 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

SOLENIDADE SANTA CLARA DE ASSIS

 


Suas irmã Clarissas vos convidam a participar conosco da Solenidade de nossa mãe Santa Clara neste próximo domingo 11/08.

Paz e bem!! 🌹🙏



sábado, 3 de agosto de 2024

Novena de Santa Clara


9º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

Foi essa menina, apaixonada pelo despojamento que descobriu a partir de Francisco, que se mostrou imensidão de força, de sabedoria e cuidado com a criação.
Desejando partilhar de tão nobres ideais, rezemos a oração proposta pelo Papa Francisco:
Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém. Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz. Amém.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena)



8º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

O tema da união com Jesus Esposo é dos mais importantes e singulares em Clara de Assis, como mestra de vida espiritual e para sua espiritualidade. A essência da vida das irmãs pobres, não é em primeiro lugar, uma coisa, mas amar uma Pessoa, Jesus Cristo, respondendo ao seu amor… Trata-se de dar-se a Cristo. Nada querer que não seja Cristo Jesus (LSC 13). Sua espiritualidade é Ele: o Filho de Deus se fez para nós o Caminho (Test 5).Por isto Clara, a exemplo de Francisco decidiu firmemente ser fiel a Jesus Esposo.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena)




7º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

A fidelidade de Clara ao dom da fraternidade é luz e sinal da perene fidelidade de 
Deus; um sustentáculo para a fé e a fidelidade dos cristãos, imersos nas vicissitudes deste mundo que, sempre menos, parece conhecer os caminhos da fidelidade.
 Clara doa a vida sem condições. Não somente às irmãs, mas a cada pessoa que bate à porta do mosteiro. Vive em uma fraternidade autêntica, numa experiência que os antigos pais do monaquismo chamam de “koinonia”, isto é, comunhão e, unida a contemplação, se torna morada e sede da Santíssima Trindade.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena)


6º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

Nisso consiste o que Clara chama de altíssima pobreza, a pobreza de Cristo, pois significa assumir a mesma atitude Daquele que “não se apegou à Sua igualdade com  Deus, mas, esvaziou-se a si mesmo”.
Clara abraça a fielmente pobreza porque nenhuma imitação de Cristo lhe teria sido 
possível sem esse despojamento absoluto que só lhe podia dar a posse total do Bem Amado Jesus e, para se conservar inteiramente para Ele, fez da pobreza uma chave de  ouro com que selou o seu coração.
“Ó bem aventurada pobreza, que àqueles que a amam e abraçam, concede as riquezas eternas. Ó santa pobreza, aos que a têm e desejam Deus prometeu o reino dos céus, e são concedidas sem dúvida  alguma a glória eterna e a vida feliz! Ó piedosa pobreza, que o Senhor Jesus Cristo dignou-se  abraçar acima de tudo, ele que regia e rege o céu e a terra, ele que disse e tudo foi feito!” 
Santa Clara de Assis

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena)


5º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

A oração contemplativa de Clara, abrindo-se sobre o mundo, transforma-se em prece de intercessão. É através da oração que a clausura de São Damião se abre e estabelece verdadeira relação entre a Clara e a humanidade.
Para Clara, a oração é como um relacionamento pessoal e esponsal, como a respiração da alma, é querer realizar o que lhe pede o Amor, o Esposo do alto da Cruz.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena)


4º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

Clara, era a mais obediente filha espiritual de São Francisco, e a que mais  integrava o seu seráfico espírito; Deus os tinha criado. Fê-los nascer na mesma  cidade. Criou-os para o mesmo ideal. Juntou-os para a mesma obra.  
Clara, na sua fidelidade, garante a continuação do primitivo projeto de vida de Francisco de Assis.
Santa Clara e São Francisco, por sua forma de vida, constituíram-se em nova luz para o mundo.
 Encontraram na pobreza, na fraternidade e na paz o vigor e a vitalidade de seu projeto de vida.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena).


3º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

Para Clara de Assis era impossível separar sua fidelidade a Cristo e a seu Evangelho de sua comunhão com a Igreja, da qual Ele é a cabeça. Por isso quis viver e morrer na mais filial submissão ao Papa e a Igreja, a quem levava em seu coração, em sua oração e sua penitência. 
 Clara é um vaso de alabastro, quebrado por uma vida de penitência, silêncio e oração, e que enche de perfume todo o edifício da Igreja.
 Em Clara, a obediência filial e amorosa ao Sumo Pontífice, bastante consciente, é sempre garantia de fidelidade à vida evangélica. Esta obediência simples e resoluta caracteriza-a como uma filha da Santa Igreja.
 Clara chama de "Santa Mãe Igreja Romana" aquela no seio da qual vive o seguimento de Jesus Cristo.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena).



2º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: (Como no primeiro dia da Novena)

Clara de Assis, de família nobre, nunca se sentiu feliz com a riqueza material, pois a única riqueza que importava para o seu coração inquieto era a fé inabalável em Deus. Ela acolheu a sua vocação muito jovem, e foi sempre fiel ao dom recebido. Clara considera toda a existência humana como uma resposta à vocação. Depois de muitos encontros e orações, onde, com Francisco de Assis foi discernindo seu chamado, Clara encontrou a resposta que buscava para a sua vida, no seguimento de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado. Aos 18 anos, no Domingo de Ramos, recebe o sinal de Deus através de um ramo. A fidelidade ao dom da vocação foi característica marcante em Clara de Assis.

(Ladainha e Bênção final, como no primeiro dia da Novena).


1º DIA DA NOVENA

ORAÇÃO INICIAL: Clara, santa cheia de claridade e fidelidade, irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros, fiéis e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo e renovado. Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Te suplicamos, Santa Clara: alcança-nos a graça que confiantes vos pedimos. (Faça seu pedido nesse momento)

Clara de Assis tentou em tudo fazer-se semelhante à Mãe de Jesus, imitando-a fielmente, e tornando-se com ela "irmã, esposa e mãe" do Filho de Deus. Este foi o segredo de Clara. Em toda sua vida, ela foi fiel em viver como Maria. Diante da imagem de Maria, na igreja da Porciúncula, Clara selou sua consagração a Jesus Cristo. Seu amor a Maria era inseparável de seu amor a Jesus. Por isso sua vida foi um constante seguimento das pegadas de Cristo e de sua Mãe.

LADAINHA DE SANTA CLARA 

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós. 

Santa Clara, esposa predileta de Cristo, 

Santa Clara, anjo de inocência desde a juventude, 

Santa Clara, vaso de santidade, 

Santa Clara, bela flor do jardim dos Menores, 

Santa Clara, filha obediente do nosso Pai São Francisco, 

Santa Clara, heroína desconhecida do mundo, 

Santa Clara, bela aurora da vossa santa Ordem, 

Santa Clara, mãe e fundadora das pobres Clarissas, 

Santa Clara, humilde imitadora de Cristo, 

Santa Clara, espelho fiel de nosso Pai São Francisco, 

Santa Clara, perfeito modelo das virgens, 

Santa Clara, guia espiritual de vossa mãe e de vossas irmãs carnais, 

Santa Clara, benigna administradora do vosso mosteiro, 

Santa Clara, humilde serva das servas de Cristo, 

Santa Clara, espelho de todas as virtudes, 

Santa Clara, brilhante luz de santidade, 

Santa Clara, taumaturga e auxiliadora em qualquer necessidade, 

Santa Clara, absorta muitas vezes na oração, 

Santa Clara, consolada pela aparição do Menino Jesus, 

Santa Clara, pobre com o pobre Jesus, 

Santa Clara, rica de méritos e graças, 

Santa Clara, afetuosa esposa do Crucificado, 

Santa Clara, honrada com a aparição do Salvador padecente, 

Santa Clara, seráfica adoradora do Santíssimo Sacramento, 

Santa Clara, poderosa protetora da cidade de Assis, 

Santa Clara, vencedora dos sarracenos, 

Santa Clara, espelho de paciência nos grandes males, 

Santa Clara, abençoada na vossa enfermidade pelo Vigário de Cristo, 

Santa Clara, que seguis os passos do Cordeiro no Céu, 

Dir.: Rogai por nós, nossa Mãe Santa Clara. 

T.: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.  

Dir.: Ó Deus, que na vossa misericórdia atraístes Santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. 

BÊNÇÃO FINAL 

Dir.: O Senhor esteja convosco. T: Ele está no meio de nós!

Dir.: O Senhor vos abençoe e vos proteja. T: Amém.

Dir.: Faça resplandecer sobre vós a sua face e vos dê a sua misericórdia. T.: Amém.

Dir.: Volte para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. T.: Amém.

Dir.: Derrame sobre vós as suas bênçãos e no céu vos coloque entre seus santos. T.: Amém.

Dir.: O Senhor esteja sempre convosco e vós estejais sempre com ele. T.: Amém.

Dir.: Que venha sobre todos nós a bênção de Deus: Pai e Filho e Espírito Santo. T.: Amém.