quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Preparando a Solenidade de Santa Clara de Assis

 

Iniciamos no dia 02 de agosto, festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, os preparativos para a grande solenidade de nossa Mãe Santa Clara.
Neste dia tão especial do ‘Perdão de Assis’, em que temos a oportunidade de lucrar a Indulgência Plenária, Santa Missa teve seu início às 18 horas, presidida pelo Revmo. Pe. Ricardo Albuquerque, vice-reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI.
Com grande alegria celebramos o primeiro dia da Novena de Santa Clara refletindo sobre o início de sua vida no seguimento de Jesus, e o quanto ela, iluminada pelo Espírito Santo e pelo testemunho de vida de São Francisco, foi uma mulher de coragem e de fé.
Santa Clara de Assis, rogai por nós!
 

 No dia 03 de agosto celebramos, com grande alegria, o segundo dia da Novena de Santa Clara de Assis.
Às 18 horas deu-se início à Santa Missa, presidida pelo Frei Vitório Mazzuco, OFM, e o tema refletido foi:  Santa Clara: luz de santidade para o mundo.
Banhados pela luz de Cristo, que chamou Clara a uma vida de santidade e humildade, oremos juntos para que o Senhor a todos ilumine, e nos cumule de Paz e Bem:
“Ó Deus, concedei-nos, pelos méritos e intercessão de Santa Clara, que andemos na luz neste mundo; e no Céu possamos olhar o eterno esplendor de vossa face, pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém”.

No dia 04 de agosto vivemos o terceiro dia da Novena em preparação à solenidade de Santa Clara de Assis, com a Santa Missa, presidida por Frei Luiz Carlos Rodrigues, IFE. O tema deste dia foi: Santa Clara, plantinha de São Francisco.
Clara de Assis é uma flor cultivada no grande jardim de Deus. O Senhor é o jardineiro que, com amor e cuidado, cultiva no coração de Clara o desejo de amá-lo e segui-lo. Francisco foi o grande instrumento de Deus na caminhada vocacional de Clara. Ela, então, passou a se compreender como uma plantinha de Francisco. Peçamos ao Senhor que e nos deixemos cultivar pela fé e pelo amor, e digamos nosso SIM generoso ao dom da vocação e nela perseveremos, a exemplo  de Santa Clara de Assis.

No dia 05 de agosto vivemos o quarto dia da Novena em preparação à solenidade de Santa Clara de Assis. 
A Santa Missa, às 16 horas, foi presidida pelo Revmo. Pe. Nelson Ricardo dos Santos e o tema refletido neste dia foi: Santa Clara, perfume de pureza para Deus.
“Clara, santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo e renovado.    Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!”

“Ponha a tua mente no espelho da eternidade, coloque a tua alma no esplendor da glória. Ponha o teu coração em Jesus Cristo e transforme-te, pela contemplação, na imagem da divindade.” (3CCl)

No dia 06 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor, vivemos o 5º dia da Novena de Santa Clara, com o tema: Santa Clara: Reflexo de Jesus Cristo.
A Santa Missa teve início às 10 horas, presidida por nosso assistente espiritual, Frei Douglas Machado, OFM.
Que a exemplo de Clara de Assis, possamos confrontar. nossa vida no espelho que é Jesus Cristo. Sintamos seu amor por nós, e nos afeiçoemos sempre mais; de modo a sermos inteiramente transformados por Ele. Assim seja! 
A 07 de agosto vivemos o 6º dia da Novena em preparação à solenidade de Santa Clara de Assis. O tema refletido foi: Santa Clara, mãe das damas pobres e dos pobres. A Santa Missa, às 18 horas, foi presidida pelo nosso Sr. Bispo Dom Gilson Andrade. 
Clara nutria um amor de mãe para com suas irmãs. Conta-se que ela não só as amava espiritualmente, como cuidava das irmãs naquilo que o corpo necessitava. E o mesmo afeto que Clara tinha para com suas irmãs, ela também praticava com os pobres. Ela, mesmo antes de se consagrar a Deus na vida religiosa, não só dava de comer aos pobres, como os amava verdadeiramente, de modo que não dava as sobras, mas a comida do próprio prato. Assim, Clara ficou conhecida entre os pobres como uma mãe que os amava. 
Santa Clara, mãe das damas pobres e dos pobres, rogai por nós!


“...Trabalhem com fidelidade e devoção, em um trabalho que seja conveniente à honestidade e ao bem comum, de modo que, afastando o ócio, inimigo da alma, não extingam o espírito da santa oração e devoção, ao qual as outras coisas temporais devem servir”. (RSC)
No dia 08 de agosto vivemos em nosso Mosteiro o sétimo dia da Novena de Santa Clara de Assis. Às 18 horas deu-se início à Santa Missa, presidida pelo Revmo. Pe. Romério Augusto, CRL e o tema refletido neste dia foi: Santa Clara: exemplo de trabalho.
Para Santa Clara, o trabalho não era apenas um modo de subsistência, mas de pobreza por amor a Cristo. Nem mesmo a doença a impedia de trabalhar. Mesmo de cama, ela pedia que as irmãs sustentassem as suas costas, e com as próprias mãos, ela tecia panos com os quais fazia corporais para as igrejas. Assim, ela se tornava exemplo para todas as irmãs. 
Santa Clara, exemplo de trabalho, rogai por nós! 


"Como Clara e as suas companheiras, inúmeras mulheres ao longo da história ficaram fascinadas pelo amor a Cristo que, na beleza da sua Pessoa divina, enche o seu coração" (Papa Bento XVI). 

No dia 09 de agosto vivemos o oitavo dia da Novena em preparação à solenidade de Santa Clara de Assis. Às 18 horas deu-se início à Santa Missa, presidida pelo Revmo. Pe. José Vilanova, e o tema refletido neste dia da Novena foi:  Santa Clara: esposa de Jesus Cristo.
Desde o início de sua vida como consagrada, Clara viveu como uma fiel esposa de Jesus. O próprio gesto de, na noite de sua consagração, cortar os cabelos diante do altar indicava que, a partir de então, ela era desposada por Jesus e seu coração pertencia somente a Ele. 
Santa Clara viveu por 42 anos no Mosteiro de São Damião, à sombra do crucifixo que falou com São Francisco, uma união íntima com o Senhor, dando testemunho da união de Cristo com a sua Igreja. 
Santa Clara, Esposa de Jesus Cristo, rogai por nós! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário