sábado, 16 de abril de 2011

Início do Ano Jubilar Clariano

800 ANOS DA FUNDAÇÃO DE NOSSA ORDEM

Num longínquo Domingo de Ramos de 1212 teve início uma empolgante aventura que ainda não chegou ao fim. Ela continua na Historia da Igreja e da Humanidade: A jovem Clara Ofreduccio, apaixonada por Cristo, rompe as amarras que a prendem à vida faustosa, a exemplo de Francisco, e sai alta noite pela porta secreta. Na pequenina Igreja de Santa Maria dos Anjos, celebra as suas bodas consagrando-se Àquele que a cativou. Nessa mesma noite, lançada a semente à terra, começa a germinar a nova Ordem das Irmãs Pobres, hoje mais conhecidas por Irmãs Clarissas. 1212 / 2012 - Contemplar Clara de Assis oitocentos anos depois é contemplar a ternura de Deus. Bento XVI recentemente disse: "um cristão é um coração que vê". Clara viu verdadeiramente mais alto e mais longe; viu o infinito. Acolheu a bondade de Deus no seu coração virgem e deu fruto abundante no jardim da Santa Igreja. Clara "a mulher Cristã" continua a ser para nós, Irmãs Clarissas, modelo e luz no seguimento de Cristo pobre e crucificado. Por isso celebramos com júbilo o oitavo centenário da nossa Ordem.

ORAÇÃO

Altíssimo, Pai de Misericórdia, por vossa graça, iluminastes nossa Mãe Santa Clara, com o esplendor do Cristo Crucificado e Ressuscitado, seu amado Esposo, a fim de que, por uma vida vivida no amor, brilhasse como luz radiosa!

Louvado sejais, meu Senhor, pelos 800 anos de encantamento recíproco, em que firmastes uma aliança de amor com o Poverello, sua Plantinha e seus seguidores.

Louvado sejais, meu senhor, pelo nosso carisma, tão antigo, tão novo e tão especialmente belo, capaz de responder aos anseios mais profundos de nossa humanidade sedenta do infinito.

Concedei-nos, Senhor, a audácia de um testemunho encarnado e enraizado no Santo Evangelho. Que a exemplo de tão extraordinária Mãe, possamos caminhar na liberdade, com passo ligeiro e pé seguro a via da altíssima pobreza, da jovial alegria, do silêncio fecundo, da santa unidade e da contemplação.

Ajudai-nos, Senhor, a não perdermos de vista nosso ponto e partida e continuarmos com alegria e entusiasmo nosso posto de guardiãs do carisma confiado a nós.

Nosso pai São Francisco e nossa mãe Santa Clara nos abençoem, como podem e mais do que podem. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário