sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Novena de Santa Clara


Dia 02 de agosto - Primeiro dia da Novena de Santa Clara.



            Neste dia especial em que celebramos a festa de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, dia do Perdão de Assis, pelas 14:30hs recebemos a ilustre visita  de Sua Eminência, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM que acabava de pregar o Retiro para o Clero da Diocese de Nova Iguaçu.

            Sua Eminência chegou juntamente com nosso Bispo Dom Luciano,CRL, nosso Assistente Frei José Pereira, OFM e o Diácono de nossa Diocese, Luciano.

            Num convívio bem fraterno, Dom Cláudio ressaltou a graça de visitar nosso Mosteiro justamente em data tão especial para Franciscanos e Clarissas, 2 de Agosto.

            Comentou suas recentes visitas ao Protomosteiro, em Assis, de como são numerosas as Irmãs ali presentes e elogiou a atividade da Madre Abadessa .

Enfatizou sua particular amizade com o atual Bispo de Assis, que tem um grande amor pelas Irmãs Clarissas.

            O Cardeal manifestou então o desejo de visitar nossa Capela, para ali rezar a Indulgência. Era a primeira vez naquele dia, disse ele. E lá fomos.

            Dom Cláudio ajoelhou-se e rezamos juntos as orações para ganharmos a Indulgência e, após uns momentos de oração pessoal, o Cardeal assinou nosso livro de ouro, cuja preciosa mensagem podemos ler abaixo.







            A seguir, nos despedimos de nossos queridos visitantes. Dom Cláudio partiu feliz para o Aeroporto, levando consigo dos nossos biscoitos, que o Santo Padre também já os provou.



            Pelas 16 horas teve início a Santa Missa, presidida pelo Frei Hermenegildo, OFM , contando com a celebração do primeiro dia da Novena em honra de Santa Clara.

            Houve boa participação dos fiéis. A liturgia da Missa foi da festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, e no início da mesma o Frei explicou o sentido desta celebração para os franciscanos.

            Durante a homilia, houve a reflexão do tema do primeiro dia da Novena: "O ponto de partida". Uma Novena preparada pela família franciscana do Brasil, especialmente para este Ano Jubilar Clariano.

            Ao final da Celebração houve a bênção de Santa Clara e a veneração da autêntica Relíquia de nossa santa fundadora.

            Para concluir as cerimônias deste primeiro dia da Novena, houve a meditação dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário, com reflexões a partir de textos de nossa Mãe Santa Clara.



Em louvor de Cristo, amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário