segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Novena de Santa Clara

Terceiro dia da Novena


No dia 04 de Agosto, em que comemoramos a memória de São João Maria Vianney, o santo cura d'Ars, celebramos o terceiro dia da Novena em honra de Nossa Mãe Santa Clara com a Santa Missa presidida pelo Sacerdote Diocesano, Padre André Silvino.
O tema do dia foi: "A espiritualidade dos esponsais" e como símbolo tivemos a aliança.
Além das reflexões acerca do tema da Novena, o Padre André fez um bonito resumo da vida do santo cura d’Ars e motivou aos fiéis a sempre mais rezar pelos Sacerdotes e pela sua tão importante missão.
Ao final da Santa Missa houve a bênção de Santa Clara, cantada pelas Irmãs, e a veneração da Relíquia.
Concluímos com a meditação dos mistérios gozosos do Santo Rosário, em união com Santa Clara de Assis.

 Segue abaixo uma pequena reflexão , extraída do texto do terceiro dia da Novena:

"Todo encontro com Clara desperta, em quem tiver o coração aberto, o desejo de seguir os passos de Jesus e mergulhar decididamente na vida da Trindade.
Todo o segredo de Clara de Assis é um só: ter sido uma esposa enamorada de Jesus Cristo Crucificado. Nosso tempo tem certa dificuldade para compreender essa visão simbólica. Enxergando com os olhos materializados, ficamos constrangidos de chamar Cristo de Esposo. Como mestra espiritual, Clara trata esse tema nas quatro cartas dirigidas a Inês de Praga, com a convicção crescente que atinge facilmente o entusiasmo."


Quarto dia da Novena


O dia 5 de Agosto, em que celebramos o quarto dia da Novena, foi vivido de maneira bem especial.
Pelas 9:30hs houve a Celebração da Palavra presidida pelo Ministro Dr. Onir Perez, contando com a vibrante participação da Ordem Franciscana Secular, do terceiro Distrito de nosso Regional, que veio celebrar juntamente conosco o Jubileu da Mãe Santa Clara.
Ao final da celebração houve uma bela encenação do Trânsito de Santa Clara, pelos jovens da Juventude Franciscana (JUFRA e mini-JUFRA) de Nilópolis.
A seguir, houve a" Hora Santa Eucarística com Clara de Assis" dirigida pelos franciscanos seculares, com muita unção e esmero.
Após o almoço, houve um convívio bem fraterno, no locutório, com nossos irmãos da OFS, assim como com os animados jovens da JUFRA e mini-JUFRA .

Às 16 horas tivemos a Santa Missa presidida pelo Sacerdote Diocesano, Padre Nelson Carneiro, contando com boa participação de fiéis.
Neste quarto dia da Novena tivemos como tema: "Na irmandade de São Damião se respirava alegria" e como símbolo "flores coloridas".
O Padre Nelson cativou a assembleia com suas reflexões e realmente a alegria e a paz de Cristo fez-se sentir.
Ao final da Santa Missa houve a meditação dos mistérios gloriosos do Santo Rosário e a veneração da Relíquia de Santa Clara.
Transcrevemos abaixo um pequeno trecho da Novena para este quarto dia:


" A alegria é o perfume da vida. E, se hoje falta alegria no mundo, é porque falta Deus no coração das pessoas. Vemos gritaria, baderna, euforia. A alegria verdadeira brota de um coração que vive na paz.  Os que vivem como irmãos, na irmandade de verdade, são pessoas alegres. Santa Clara viveu intensamente essa alegria que brota do coração repleto de Deus. “Sororidade” = irmãs vivendo com irmãs. Aproximar-se de Clara é deparar-se com uma mulher profundamente amadurecida, em medida certamente incomum. E isso aparece em sua contínua alegria, serena, mesmo em meio dos maiores sofrimentos e na convivência com suas irmãs."

Em louvor de Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário