sábado, 31 de outubro de 2020

Reflexão sobre a "Exortação Apostólica Christus Vivit", do Papa Francisco, endereçada aos jovens

Concluindo o mês de outubro, dedicado às missões, partilhamos uma singela reflexão sobre a "Exortação Apostólica pós Sinodal Christus Vivit, do Papa Francisco, endereçada aos jovens e a todo povo de Deus; podendo ser um forte estímulo para uma vivência mais intensa e comprometida do Santo Evangelho, em nossos dias.

“Lançai fora os medos que vos paralisam, para não vos tornardes jovens mumificados” 

Podemos dizer que esta frase é o ápice de tudo o que os jovens precisam ouvir. O que frequentemente acontece nos tempos atuais é o medo. Medo que paralisa, que muitas vezes impede os jovens de darem um passo a mais em suas vidas; de dizer ‘SIM’ à sua vocação. Fecham os olhos para a esperança e se tornam sem vida, realmente paralisados.

É próprio do jovem sonhar coisas grandes, buscar horizontes amplos, mas quando um jovem perde a esperança, perde a alegria de viver, de sonhar, acaba por se aposentar antes do tempo. Exatamente o que o Santo Padre exorta a evitar: “Não vos aposenteis antes do tempo. A juventude é uma canção de esperança”

O Papa nos convida a fazermos a pergunta: Como se vive a juventude, quando nos deixamos iluminar e transformar pelo grande anúncio do Evangelho? Ao ouvirmos estas palavras imediatamente recordamos de Francisco e Clara de Assis, pois eles deixaram o exemplo de sua juventude os iluminar completamente pelo anúncio do Evangelho, a ponto de querer vivê-lo e viveram bem, com radicalidade, com intensidade e fervor de espírito. Viveram com amor e alegria de coração. Sonharam, lutaram e conseguiram! Assim deve ser um jovem, segundo nos exorta o Santo Padre.

A juventude é um dom de Deus, confirma o Papa. Clara e Francisco viveram esse dom com toda abertura de coração. Que possamos viver deixando-nos iluminar pelo grande anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com alegria e esperança, deixando-nos iluminar por Cristo e irradiando está luz aos que estão à nossa volta. 

Paz e Bem!
Irmãs do Mosteiro de Santa Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário