sábado, 21 de novembro de 2020

Celebração do Dia de Nossa Senhora da Apresentação no Mosteiro


“Maria é exemplo sublime de perfeita consagração, pela sua pertença plena e dedicação total a Deus” (Vita Consecrata 28) 

Em louvor e ação de graças a Deus pelo inestimável dom da Vocação Contemplativa Clariana, honramos festivamente a Santíssima Virgem, a contemplativa por excelência, venerada neste dia 21 de novembro sob o título de Nossa Senhora da Apresentação.

Recorda-se neste dia a consagração da Igreja de Santa Maria a Nova, construída perto do Templo de Jerusalém para comemorar a dedicação que a Virgem, conforme uma piedosa tradição, fez de si própria ao Senhor, desde a sua primeira juventude, movida pelo Espírito Santo, de cujas graças estava repleta desde a sua Imaculada Conceição.

«Quando a menina completou três anos, Joaquim disse: «Chamai as meninas dos hebreus que não tenham qualquer mancha e tome cada uma delas uma lâmpada, uma lâmpada que não se apague. A menina não deverá voltar atrás e o seu coração não permanecerá fora do Templo do Senhor» (Proto-Evangelho de Tiago)


Participamos pela manhã da Santa Missa presidida pelo Frei Luiz Carlos, IFE, nutrindo-nos da mesa da Palavra e da Eucaristia.

Trazemos para nossas vidas o exemplo de Maria Santíssima que com Seu Imaculado Coração nos estimula a vivermos plenamente a nossa vocação contemplativa, inserida no próprio coração da Igreja, Corpo de Cristo, cujo fim é a redenção dos homens e a perfeita glorificação de Deus. (CCGG 61)

Também tivemos a oportunidade de celebrar o dia Onomástico de nossa Rev. da Madre Ivone Maria da Apresentação, saudá-la festivamente e também ofertar-lhe o nosso Ramalhete Espiritual. A exultante afirmação de Maria no cântico do Magnificat; “A minh‘alma engrandece ao Senhor” (Lc 1 46) muito bem se emprega à nossa querida Madre Ivone neste dia tão especial. Somos profundamente gratas pelas maravilhas que o Senhor tem realizado em nossas vidas, pela mediação da Abadessa que, em Sua infinita Misericórdia, Ele nos confiou.

Que o Espírito de Deus continue fortificando-a em sua tão importante missão materna neste Mosteiro de Santa Clara. Em louvor de Cristo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário