sábado, 3 de outubro de 2020

Reflexão para a Solenidade de São Francisco de Assis


“Eu, Frei Francisco, pequenino, quero seguir a vida e a pobreza do Altíssimo Senhor nosso Jesus Cristo e de sua santíssima Mãe e nela perseverar até o fim. Rogo-vos, senhoras minhas, e vos aconselho a que vivais sempre nessa santíssima vida e pobreza. Guardai-vos bastante de vos afastardes dela de maneira alguma pelo ensinamento de quem quer que seja”.
(Última Vontade para Santa Clara) 

Louvamos e bendizemos o Altíssimo e Glorioso Deus pela oportunidade de celebrarmos a Solenidade de nosso Pai São Francisco neste ano tão singular, em que a humanidade sofre o flagelo da pandemia do novo coronavírus.

Na tarde do dia 03 de outubro recordamos os últimos momentos de Francisco nesta terra e seu feliz ‘voo para o céu’, na cerimônia do solene Trânsito, às 16 horas. Pudemos nos transportar espiritualmente a Assis e experimentarmos o imenso amor de Francisco ao Altíssimo e a todas as criaturas, suas irmãs, particularmente a irmã morte a quem abraçou com tamanha ternura.

Em nosso coração permanece a lembrança de sua última vontade dirigida a Santa Clara, que acolhemos carinhosamente para nós. Que nunca nos desviemos desta santíssima vida e pobreza, e sejamos luz para o mundo com nossa vida inteiramente doada, em constante oração em favor da salvação do mundo.

No dia 4 de outubro, celebramos a Solenidade de São Francisco com sentimentos de profunda gratidão por sermos, a exemplo da mãe Santa Clara, suas plantinhas, neste belo jardim seráfico, fulgurante nas três Ordens por ele fundadas, cujo perfume atravessa os séculos com testemunhos autênticos de santidade.

Na Santa Missa solene, às 10 horas, nos unimos à toda Família Franciscana, num grande hino de louvor ao Pai, implorando bênçãos e graças para a humanidade sofredora. 


Aproveitamos para expressar nosso sincero agradecimento aos Frades Menores da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que continuam até hoje cumprindo a promessa do Pai São Francisco, que nossa mãe Santa Clara inseriu na sua Regra como preciosa herança: “Eu quero e prometo, em meu nome e em nome dos meus irmãos, ter sempre para convosco, como tenho para com eles, diligente cuidado e solicitude particular”.

A todos os que contemplam estas linhas, aos dedicados benfeitores, particularmente os fiéis devotos de São Francisco de Assis, a nossa saudação franciscana de Paz e Bem, unida à certeza da oração de Suas Irmãs Clarissas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário