segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Reflexão sobre a "Exortação Christus Vivit" do Papa Francisco (II)


Não renuncieis ao melhor da vossa juventude, não fiqueis a observar a vida da sacada. Estas palavras do Papa Francisco são como um balde de água fria para acordar a juventude. Não observar a vida da sacada. Não confundais a felicidade com um sofá nem passeis a vida diante de um visor. Estamos num mundo em que os jovens dizem não poder viver sem celular e redes sociais. Querem conforto, facilidade, fama. Mas se esquecem do essencial. Fecham os olhos para Deus e abrem para as coisas do mundo. Isto muitas vezes os impedem de dizer sim a sua vocação. Não querem abandonar as comodidades com medo daquilo que terão de abrir mão. 

Paremos e nos perguntemos. Onde está o abraçar a Cruz? O que temos de abrir mão ainda? Dos medos, vontade própria, vaidade? O ‘eu’ não integrado pode ‘abrir a porta’ para perdição sutilmente, quando a pessoa se lança apenas ao que é fácil e desejável, esquecendo-se de que é preciso abraçar a cruz.  Jovem, é preciso mergulhar da sacada e não simplesmente se deter a observar dela. Lançar-se sem medo. Ainda que vos enganeis, arriscai. Diz o Santo Padre.

Maria é grande modelo para uma igreja jovem que deseja seguir a Cristo com frescor e docilidade. Não é de se duvidar que Maria seja um perfeito modelo não só para os jovens, mas para todos os cristãos. Maria do SIM. Espelho e exemplo de doçura, amabilidade, abertura à ação do Senhor. o SIM de Maria é o SIM que Deus espera de cada um daqueles a quem Ele chamou seu Santo serviço. Um SIM verdadeiro. De coração e não só ‘da boca para fora’. Foi um SIM fiel, mesmo sabendo que encontraria dificuldades, que teria uma grande missão a cumprir, mas como disse o Santo Padre, Maria teria, sem dúvida, uma missão difícil, mas as dificuldades não eram motivo para dizer “não”. É assim que Jesus nos chama a ser: firmes, corajosos, dóceis ao Espírito, sem se deter nas dificuldades, nem ao apego ao próprio ‘eu’, mas tendo um olhar amplo para a vontade de Deus, na certeza de que Ele estará sempre muito perto, ajudando conforme o Seu beneplácito. Em louvor de Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário