quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Reflexões sobre a Exortação Apostólica "Gaudete et Exultate" (I)


A partir desta quarta-feira (25/11), nosso blog tem a alegria de apresentar uma nova série de reflexões sobre a "Exortação Apostólica Gaudete et Exultate", do Papa Francisco. Tais reflexões foram recolhidas a partir das conferências de Frei Luiz Carlos Rodrigues, IFE, durante nosso Retiro Anual do ano de 2018 

A Santidade é consequência da união com Deus. Devemos nos deixar impregnar da presença divina

O Senhor pede tudo e nos oferece a vida verdadeira. A vivência das bem-aventuranças é a vivência do caminho de santidade. Abandonar-se em Deus. Apoiar-se n’Ele. É chamado à felicidade. Deus é a fonte e a origem do nosso ser. Nele temos a verdadeira felicidade. Mediocridade é saber que posso dar mais de mim, ir além, mas me contento em me dar em parte e fazer as coisas pela metade. Quanto maior a minha entrega, mais feliz serei. O Senhor nos escolheu para sermos santos. “Anda na minha presença e serás íntegro”, diz o Senhor a Abraão. Os santos nos encorajam e acompanham. Grande nuvem de testemunhas nos estimula a caminhar para a meta, uma multidão incontável de homens e mulheres...

Pertencemos ao povo de Deus. Ninguém se santifica sozinho. Deixemo-nos estimular pelos sinais de santidade de nosso povo. Quantas pessoas foram verdadeiros anjos que tiraram as pedras do nosso caminho! Cada um tem de entender o próprio caminho e não imitar algo que não foi feito para mim. Devemos considerar o todo da pessoa e não uma ou outra coisa isolada. E entender a intenção mais profunda ao considerar o todo.

A santidade vai acontecendo na proporção da minha abertura à vontade divina, no cotidiano da vida. Nas coisas pequenas do dia a dia, procurando agradar a Deus. Tudo fazer por amor. Assim vou me santificando, glorificando o Nome de Deus. O Concílio Vaticano II procurou valorizar o Sacramento do Batismo.

“Senhor, sou miserável, mas podeis realizar o milagre de me fazer melhor”. Deixemos que a graça do Batismo frutifique num caminho de santidade.

Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário