terça-feira, 16 de março de 2021

São José e o dom dos sonhos

 

‘Na Bíblia*, como em todos os povos antigos, os sonhos eram considerados um dos meios pelos quais Deus manifesta a sua vontade’. 
Assim se expressa o Papa Francisco na Carta Apostólica Patris Corde
São José é considerado o último patriarca bíblico que recebeu o ‘dom dos sonhos’.
 
O primeiro sonho de José é relatado no Evangelho segundo São Mateus (Mt 1, 20-21). Nesta ocasião, o anjo do Senhor pede a José que não tenha medo de desposar Maria, pois o filho que ela concebera fora gerado por ação do Espírito Santo. 
No segundo sonho (Mt 2, 13), José é alertado para que deixe Belém e fuja para o Egito com a sua família, por que Herodes procura o Menino, na intenção de O matar. 
No terceiro sonho (Mt 2, 19-20), José recebe a notícia de que Herodes morreu e que é seguro retornar do Egito. 
No quarto sonho (Mt 2, 21) José é avisado para ir para a Nazaré, na Galileia. 
 
Em todas estas ocasiões, São José reconhece que através dos sonhos a vontade de Deus lhe está sendo transmitida e prontamente obedece. 
Este exemplo de pronta obediência à vontade de Deus muito nos pode estimular a uma autêntica vivência da fé cristã.
Peçamos a intercessão de São José, para que nos acontecimentos da vida, saibamos discernir, como ele, a vontade de Deus.

O Papa Francisco revelou seu amor e plena confiança na intercessão de São José: 

“Eu amo muito São José, porque é um homem forte e silencioso. E tenho em meu escritório uma imagem de São José dormindo. E dormindo cuida da Igreja. Sim, pode fazer isso. Nós, não. E quando tenho um problema, uma dificuldade, eu escrevo um bilhetinho e o coloco debaixo de São José para que o sonhe. Isto significa para que reze por esse problema...” (Encontro com as famílias em Manila – 16 de janeiro de 2015)

 

Oração a São José

Oh São José quando dormis sois um homem favorecido pelo Altíssimo. O Anjo do Senhor apareceu-vos em sonhos, enquanto dormíeis, para vos avisar e guiar no vosso cuidado pela Sagrada Família. Sois silencioso e forte, um protetor leal e valoroso. Querido São José, enquanto descansais no Senhor, confiado no Seu imenso poder e bondade infinita, olhai-me, por favor, colocai a minha necessidade no vosso coração, sonhai com ela e apresentai-a a vosso Filho, Jesus Cristo. Ajudai-me, bom São José, a escutar a voz de Deus, e a atuar sempre com amor. Louvo e agradeço a Deus com alegria. São José, rogai por mim! Amém.

 

 

 

* Apresentamos algumas passagens da Sagrada Escritura que assinalam a vontade de Deus manifestada através dos sonhos: Gn 20, 3; 28, 12; 31, 11.24; 40, 8; 41, 1-32; Nm 12, 6; 1Sm 3, 3-10; Dn 2; 4; Jó 33, 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário