quinta-feira, 18 de março de 2021

São José, padroeiro da boa morte

Concluindo as reflexões em preparação à solenidade de São José, voltemos nosso olhar e nosso coração a São José, o Padroeiro da boa morte.

 “São José é o padroeiro da boa morte. Quem jamais teve a dita de viver e morrer junto de seu Deus? Quem jamais neste mundo, teve a dita de ser assistido visivelmente por Jesus e Maria? Quem jamais na hora da morte, teve a dita de receber as palavras de certeza, confiança e consolo, dos lábios de Jesus e de Maria como São José?

A agonia, a hora da morte, são para a maioria dos mortais, horas de mistério e, por vezes, de ansiedade. Tornar-se-ão, no entanto, horas de confiança e de paz, para aqueles que se recomendaram em vida e na hora derradeira desta vida, aos cuidados de São José. Os seus devotos têm a certeza de que nessa hora, Jesus, Maria e José descerão para junto de seu leito e por eles serão confortados, pelo menos duma maneira invisível, mas autêntica.

Peçamos também a graça de sermos assistidos por Jesus, Maria e José, em ação de graças pela morte santa e consoladora do Padroeiro dos moribundos. Todos os devotos de São José terão uma morte santa e pacífica, e não terão que temer os assaltos do inferno. Digamos todos os dias: Jesus, José e Maria, assisti-nos na última agonia” (Pe. Oliveiros de Jesus Reis; ‘O mês de São José’).

"É necessário compreender o verdadeiro significado das palavras “feliz morte”, mesmo que a pessoa que está morrendo esteja sentindo muita dor por causa de problemas de saúde, assim como o medo e ansiedade pelo desconhecido; o termo "feliz" não conota a emoção de estar contente, ou mesmo alegre. Pelo contrário, significa estar em paz , cheio de fé e esperança em Jesus Cristo, o que traz consigo uma certa alegria. Tendo em vista que cada pessoa irá um dia ter enfrentar a morte, cada um de nós precisa e deseja a intercessão de São José, nosso amoroso pai espiritual, na passagem desta vida para a próxima".
 
 
 
Oração a S. José para pedir uma boa morte
 
Gloriosíssimo São José, ditoso Esposo de Maria Virgem, que merecestes ser escolhido para guarda do Salvador do mundo, nosso Senhor Jesus Cristo, e que, abraçando-O ternamente, gozastes antecipadamente do Paraíso, alcançai-me de Deus inteiro perdão dos meus pecados e a graça de imitar vossas virtudes, para que assim caminhe sempre pela estrada, que leva ao céu. E assim como merecestes ter a Jesus e Maria junto ao vosso leito na hora da vossa morte, e em seus braços exalar docemente a vossa alma bem-aventurada, dignai-vos, eu vo-lo rogo, defender a minha alma dos seus inimigos naquele momento extremo da vida; para que consolado e fortalecido pela doce esperança de voar convosco para tomar posse da glória eterna do Paraíso, expire pronunciando os nomes santíssimos de Jesus, de José e Maria. Assim seja.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário